Fique Antenado! E entenda o papel das antenas na economia digital
Portal criado pelo SindiTelebrasil reúne conteúdos e dicas para esclarecer a população, prefeituras e vereadores sobre a instalação de antenas de celular e internet móvel e contribuir com o processo de atualização das leis municipais. A iniciativa contou com o endosso do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações.
Reunir conteúdos e dicas sobre a instalação de antenas de celular e internet móvel em um portal para mostrar a importância da tecnologia no desenvolvimento da economia digital é o intuito do portal Fique Antenado, lançado pelo SindiTelebrasil. Ele concentra estudos, entrevistas, vídeos, cartilha, gráficos, legislação, o Mapa de Antenas e os rankings Cidades Amigas da Internet e Serviços das Cidades Inteligentes.
Lançado no Fórum Cidades Amigas da Internet e os Desafios para a Conectividade, realizado no dia 03/12, em Brasília, o portal Fique Antenado! contém o estudo completo do ranking Cidades Amigas da Internet, com a classificação dos 100 maiores municípios brasileiros em número de habitantes.
Nas primeiras posições do ranking, estão as cidades consideradas mais amigas da internet, ou seja, aquelas que mais estimulam a conectividade e que têm leis modernas e menos burocracia nos processos de licenciamento. Nessas cidades, a expansão das redes pode ser feita na mesma velocidade do aumento da demanda por novos serviços. Assim, ganham todos, especialmente o município e a população.
Entre as últimas colocadas, aparecem as cidades que ainda precisam atualizar a legislação e diminuir a burocracia para a instalação de antenas, para que, com processos mais ágeis e leis mais modernas, possam mudar a sua realidade.
Essas leis desatualizadas têm dificultado a expansão da cobertura no mesmo ritmo acelerado da demanda por novos serviços. Temos hoje cerca de 100 mil antenas no Brasil, mas precisamos pelo menos dobrar esse número. Com a tecnologia 5G, que será implantada no País nos próximos anos, será necessário um número 5 vezes maior de antenas que o 4G.
Para auxiliar nessa modernização, o SindiTelebrasil coloca à disposição para consulta no portal a legislação atual sobre o tema – como a Lei Geral das Antenas aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 – e uma sugestão de projeto de lei padrão, que pode ser utilizado pelas legislaturas municipais.
O portal traz ainda outros conteúdos para embasar a discussão do tema pelas prefeituras e câmaras municipais, como vídeos explicativos sobre o funcionamento e importância das antenas e uma cartilha com respostas às principais dúvidas sobre o assunto. Entrevistas com especialistas e autoridades também oferecem uma visão de como as antenas são tratadas no País do ponto de vista técnico, legal, regulatório e urbanístico, entre outros, e derrubam teses infundadas de que antenas e celulares façam mal à saúde.
O portal Fique Antenado! permite ainda acesso ao Mapa de Antenas, no qual pode ser consultada a cobertura das redes por município, em todo o País. Também disponibiliza o ranking Serviços das Cidades Inteligentes, com a avaliação dos 100 maiores municípios, sob a perspectiva de oferta de serviços digitais pela administração municipal.