Governos precisam correr para serem digitais

A pandemia de Covid-19 atropelou os planos de transformação digital dos governos e o cidadão conectado exigiu que serviços prestados só fisicamente passassem a ser ofertados de forma digital.

Observaram os especialistas no workshop O desafio da digitalização de governos e serviços públicos,  no Painel Telebrasil.

As iniciativas de transformação digital encontraram na adversidade da pandemia de Covid-19 um inesperado impulso. Tanto o governo federal como estaduais avançaram na oferta de serviços digitais aos cidadãos, em processo que dá sinais de ser irreversível. E das várias lições do período, uma se destaca: atrasadas estão as administrações, porque as pessoas estão conectadas, concluíram os especialistas presentes ao workshop O desafio da digitalização de governos e serviços públicos, realizado nesta terça-feira, 08/09, no Painel Telebrasil 2020.

A diretora executiva da Embratel para Governo, Maria Teresa Lima, lembrou que, mesmo em meio a uma pandemia global, 67 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade baixaram um aplicativo, se cadastraram, e conseguiram um benefício, um auxílio emergencial. Portanto, advertiu, pensar que nem todos estão conectados não é justificativa para não se avançar. “O setor de telecomunicações já cobre mais de 97% dos municípios com 4G, 100% com 3G. Não é mais uma justificativa para não fazer”, destacou a executiva.

O secretário de inovação da cidade de São Paulo, Juan Quirós, também ressaltou esse ímpeto recente. “Fomos atropelados pela pandemia, que teve como lado positivo acelerar o passo da digitalização. Hoje temos praticamente 99,4% de todos os novos processos já digitalizados”, afirmou. Segundo Quirós, mais de 120 serviços foram implementados para ter um atendimento mais direto, mais rápido, e menos burocrático.

Em nível federal, a transformação digital chegou a 900 serviços ao longo dos últimos 20 meses. O que, como defendeu o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, tem efeito multiplicador. “Transformando o governo em digital nossa economia estará mais digital porque o governo está em praticamente todas as transações.”

Ele reforçou a ideia de que o cidadão é mais rápido que o Estado nesse processo. Mesmo com o tamanho do Brasil e as dificuldades de inclusão, 3 de cada 4 brasileiros acessam à Internet. Entre os jovens, esse número é de 9 de cada 10, independentemente de classe social. “Quem esperar virar 100% para fazer a transformação digital está errado. O cidadão se inclui muito mais rápido do que o governo provê serviços digitais”, adicionou.

Para o sócio de governo e serviços públicos da Deloitte, Elias de Souza, exemplo claro do avanço do digital é a movimentação intensa nas administrações. “Não tem nenhum governo em que a gente esteja fazendo projeto no qual não estejamos discutindo a qualidade da relação do usuário com os serviços públicos. Mas seria importante que conseguíssemos uma integração maior entre as iniciativas do governo federal com estados e municípios. Para o cidadão, governo é uma coisa só”, completou.

Os desafios para a retomada da economia e o papel fundamental de telecom neste processo seguirão em  debate no Painel Telebrasil 2020, nos dias 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições são gratuitas e a programação completa do Painel pode ser acessada no site http://paineltelebrasil.org.br/.

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