Indústria de telecomunicações pode fazer a diferença ao valorizar as mulheres em posições de liderança

As telecomunicações podem se tornar um exemplo para o Brasil ao mostrar como é virtuoso o caminho da equidade de gênero, afirma a vice-presidente de Comunicações e Relações Institucionais da Ericsson, Geórgia Sbrana.

Uma das sessões temáticas mais concorridas do Painel Telebrasil 2019 foi a ‘Mulheres em TICs‘, realizada no dia 21 de maio, que reuniu Miriam Winner, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maria Teresa Azevedo Lima, da Claro Brasil, Elisa Prado, da Telefônica, Suzana Santos, da Oi e Auana Mattar, da TIM Brasil, com a mediação feita pela vice-presidente de Comunicações e Relações Institucionais da Ericsson, Geórgia Sbrana.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, Geórgia Sbrana contou que já é possível identificar certo crescimento da participação feminina no mercado brasileiro, tanto na formação em áreas como engenharia quanto em posições de liderança no universo corporativo. Porém, como ressaltou a executiva, isso ainda é raro e envolve muito trabalho, não apenas para formar, mas também para manter e incentivar as mulheres a buscarem postos mais altos.

“Não se trata de um ponto único. É atrair, reter e crescer nas organizações. Se não tivermos mulheres preparadas para assumir posições, não conseguiremos evoluir. Há exemplos de 25% de mulheres em engenharia, ou 40% de mulheres em posições de liderança, mas isso é raro”, disse Geórgia. “A discussão é como atuar desde a escola até a universidade para termos mais mulheres no setor. E como fazer recrutamento, mentoria. Há pouquíssimas mulheres em posições de liderança em conselhos. Hoje, no Brasil, mais da metade das empresas não tem nenhuma mulher em conselhos. É muito pouco”, avaliou.

No debate, foram firmados alguns compromissos relevantes, entre eles, realizar um encontro trimestral para ampliar e reverberar a discussão. Assistam à entrevista com a vice-presidente de Comunicações e Relações Institucionais da Ericsson, Geórgia Sbrana.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo