Mais de 400 cidades estarão liberadas para receber o 5G a partir de janeiro de 2023, diz Anatel

Moisés Moreira destacou, na abertura do Painel Telebrasil Talks, que o edital não exige a instalação imediata do 5G nesses municípios, mas que liberação é primeiro passo para a nova tecnologia

Brasília, 21/11/22 – O avanço do 5G e os benefícios da nova tecnologia nos diversos setores foi o principal ponto discutido durante a abertura do Painel Telebrasil Talks – Saúde e Energia, no dia 8 de novembro.

O conselheiro Moisés Moreira, vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), destacou que a limpeza da faixa de 3,5 GHz nas cidades com mais de 500 mil habitantes será feita por conjunto. Serão 26 cidades e seus respectivos conjuntos, com isso cerca de 420 municípios serão impactados e estarão prontas para receber a nova tecnologia a partir de janeiro de 2023.

“Isso não quer dizer que as teles têm obrigação de colocar suas estações imediatamente, elas têm um prazo de edital. Fazer a limpeza através de clusters facilita o processo do ponto de vista logístico e de economicidade”, afirmou. O edital prevê a instalação do 5G nas cidades com mais de 500 mil habitantes para julho de 2025.

Moisés lembrou que hoje o 5G já está ativado em todas as capitais brasileiras e que as prestadoras instalaram cerca de 3 vezes mais antenas do que o determinado no edital. “Aproximadamente 24% da população brasileira está impactada pela faixa de 3,5 GHz”.

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, disse que gradualmente, com a possibilidade de ampliar o número de antenas, o 5G chegará a todos os cantos das cidades. Ferrari lembrou ainda o papel importante que o leilão do 5G teve para a ampliação da conectividade. 

“Foi o edital mais inclusivo do ponto de vista de política pública, ao converter 90% do valor da outorga em investimento”, disse.

Hailton Madureira de Almeida, secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, afirmou que a conectividade vai ajudar a trazer o setor elétrico para o século 21 e que o 5G ajudará na convergência entre as agendas de telecomunicações e energia.

Segundo o secretário, o setor está discutindo a possibilidade, por exemplo, do consumidor poder escolher qual será a sua distribuidora de energia e, também, em qual horário vai querer consumidor energia por ser mais barato e isso vai exigir leitores inteligentes. “Em pouco tempo a gente vai precisar ter medidores de energia mais modernos”, disse.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo