Nota de esclarecimento – retomada das vendas de chips

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) entende que a retomada das vendas de chips de telefone celular e de modems de acesso à banda larga móvel beneficia a população brasileira, que volta a ter acesso a todas as opções de ofertas e planos desses serviços em todo o País, para a escolha do produto que mais se adapta a cada perfil de consumo.

A liberação da venda, porém, não encerra a necessidade de uma mobilização das autoridades nacionais, estaduais e municipais no sentido de criar condições que incentivem a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais.

No Brasil existem hoje mais de 250 diferentes leis municipais que atrasam e dificultam a implantação de infraestrutura, especialmente das antenas de telefonia móvel, comprometendo a prestação dos serviços.

A quarta geração da telefonia móvel (4G), que começará a operar no próximo ano e será demandada durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, exigirá pelo menos o dobro do número de antenas utilizadas hoje pela tecnologia 3G. E a instalação dessa infraestrutura também poderá enfrentar as mesmas dificuldades.

O setor de telecomunicações é um dos que mais investem em infraestrutura no País e promoveu nos últimos dez anos uma revolução tecnológica em benefício da sociedade e do crescimento do País, além da geração de empregos de alto valor agregado. O SindiTelebrasil reforça, por fim, o empenho e a disposição das prestadoras de telefonia móvel em continuar trabalhando para melhor atender seus clientes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo