Padrão global é essencial para o 5G cumprir promessas

Segundo o chairman do conselho do 5G-PPP, Colin Willcock, uma rede mundial ubíqua, que garanta cobertura, performance e segurança, é essencial para que a nova tecnologia vá além do mercado de telecomunicações.

A quinta geração da telefonia móvel representa uma mudança significativa na infraestrutura de telecomunicações. E a busca por uma rede efetivamente ubíqua, com cobertura, performance e segurança, passa pela padronização global, destaca o chairman do 5G-Infrastructure-PPP, Colin Willcock.

“Temos uma primeira versão da padronização, em dois ‘sabores’, autônomo e não autônomo. Ou seja, um exige que se use um sistema LTE, 4G. E o autônomo é completamente um sistema 5G fim a fim. Mas esse é só o começo. O potencial do 5G muda tudo, como fazemos negócios, como vivemos nossas vidas. Mas para isso precisamos de um padrão 5G plenamente funcional. E ainda não estamos lá”, explicou o especialista em entrevista à Newsletter da Telebrasil, na 6ª edição do 5G Global Event, realizado no Rio de Janeiro.

Willcock afirmou ainda que o casamento de 5G com o fatiamento das redes permite a abertura de novos mercados para além das telecomunicações. “Temos um começo, mas vários componentes do que precisamos estão agora sendo discutidos. E isso vai levar alguns anos. Completamos o release 15, o básico do 5G. E agora vamos ao 16, para além da ultra banda larga para smartphones, para outras áreas de aplicações altamente confiáveis e de baixa latência. E isso abre outras verticais, para mercados além de telecomunicações, como automotivo, saúde, smart cities. Isso é a diferença entre o que é promessa e realidade.”

O especialista advertiu que para cumprir a promessa de uma rede ubíqua, que garanta não apenas cobertura, mas também performance com segurança e confiança, é imperativo ter um padrão único. “Temos que evitar que um telefone feito na China possa não funcionar nos Estados Unidos. Precisamos de algum nível de padronização na infraestrutura e estamos trabalhando para isso”, reforçou Willcock. Um dos organizadores da edição brasileira do 5G Global Event, Willcock anunciou que a 7ª edição do 5G Global Event será em junho de 2019, em Valencia, na Espanha. Assistam à entrevista com Colin Willcock.

5G-Infrastructure-PPP – iniciativa da indústria de telecomunicações europeia e da Comissão Europeia sobre infraestrutura para criar a próxima geração de redes e serviços de comunicação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo