Painel Telebrasil 2022: CEO da Huawei enfatiza a importância da infraestrutura de conectividade para o crescimento da economia digital

Sun Baocheng falou sobre as aplicações práticas do 5G em diferentes indústrias
e ressaltou seu papel estratégico para a redução da pegada de carbono

Brasília, 28/06/22 – Em seu keynote “Iluminando o Futuro”, o CEO da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, apresentou os três pilares que, em sua visão, estão moldando o futuro da economia digital: a tecnologia 5G, a integração da conectividade com a tecnologia da informação e o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação verdes, isto é, com foco em sustentabilidade.

“O 5G está crescendo a uma taxa muito mais rápida que o 4G”, afirmou Baocheng. “Quando comparamos os três primeiros anos de vida dessas tecnologias, verificamos que a quantidade de redes comerciais e de população coberta pelo 5G são mais do que o dobro do alcançado pelo 4G no mesmo período”, afirmou Baocheng.

Ao analisar o primeiro pilar, o executivo enfatizou o surgimento de novos aplicativos de realidade aumentada e as inovações trazidas pela transmissão de eventos esportivos como alguns dos fatores que tem acelerado a adoção da tecnologia 5G. Adicionalmente, graças à maior integração entre a conectividade e recursos de TI, como  computação em nuvem e inteligência artificial (IA), o uso intensivo do 5G na indústria 4.0 já é uma realidade em segmentos como mineração, metalurgia, manufatura e energia em países da Europa, Oriente Médio e Ásia.

Embora as novas funcionalidades viabilizadas pelo 5G resultem em maior consumo de dados, Baocheng acredita que será possível estabelecer uma relação ganha-ganha entre operadoras e clientes, com a redução do custo por gigabyte consumido.

Por fim, o CEO da Huawei destacou a importância da conectividade na neutralização das emissões de carbono. Para ele, a rede de dados, somada aos sistemas de armazenamento em nuvem e de inteligência artificial irão controlar toda sorte de máquinas, equipamentos eletrônicos, infraestruturas urbanas e sistemas de geração distribuída.  “Mais bits, menos watts”, disse. Segundo Baocheng, a digitalização da economia pode reduzir as emissões globais de carbono em 15% até 2030.

Presente no Brasil desde 1998, a Huawei vem desenvolvendo aplicações práticas de soluções 5G para os setores de logística, manufatura e agricultura, em parceria com cerca de 30 universidades de diferentes estados. Em iniciativa conjunta com o Senai/Cimatec, a companhia inaugurou recentemente um projeto de divulgação da tecnologia 5G com um roadshow pelo País. Batizado de 5G Truck, um caminhão sala de aula, de cerca de 20 toneladas, irá percorrer o Brasil levando informação sobre a tecnologia móvel de quinta geração. A proposta é treinar pelo menos mil pessoas, com cursos básicos sobre a tecnologia 5G. O caminhão ficará em Brasília durante os dias do Painel Telebrasil 2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo