Painel Telebrasil 2024 premia projetos inovadores em Agro, Saúde e Gestão Pública
Os prêmios foram entregues durante o Painel Telebrasil. Os primeiros colocados vieram do Mato Grosso, Pernambuco e São Paulo. Também foram premiados projetos destaques eleitos pelo público do Painel
Brasília, 06/11/24 – As equipes vencedoras dos prêmios AgroInova, SaúdeInova e Gov.Inova foram premiadas durante o encerramento do Painel Telebrasil 2024. O prêmio é uma parceria da Telebrasil com o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e a ConTIC (Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação), o Prêmio Inovação 2024.
A proposta é valorizar projetos de extensão ou pesquisa elaborados por professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em três áreas de atuação: Agronegócio, Saúde e Gestão Pública.
No AgroInova, o primeiro colocado foi o projeto LARAS, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), que foi criado por alunos e utiliza inteligência artificial para melhorar a eficiência do planejamento de rotas de drones no combate às formigas cortadeiras. Eles também ganharam o prêmio destaque na votação entre os participantes do Painel Telebrasil.
O primeiro colocado no prêmio SaúdeInova foi o IOT Hospitalar. Nele, a equipe do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) propõe uma plataforma de monitoramento baseada em IoT e computação em nuvem para aprimorar segurança e bem-estar de ambientes hospitalares. Eles também venceram o prêmio destaque do SaúdeInova.
E no Gov.Inova o projeto que venceu a premiação foi o SIGESTur. O projeto do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é sistema de gestão de destinos turísticos que pode ser aplicado por órgãos governamentais, prefeituras e governos estaduais. Na categoria Gov.Inova, o prêmio destaque, eleito pelo público do Painel, foi para o Microverdes: Riqueza Mineral. Desenvolvido no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o projeto aborda técnicas laboratoriais que ajudam no planejamento de práticas agrícolas urbanas sustentáveis com o projeto de análise da composição mineral dos microverdes.
AGROINOVA
Nauplius: O projeto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Nauplius, voltado para aquicultura de precisão, que utiliza inteligência artificial para contar as larvas iniciais de camarões,
AgroExecute: A solução também foi desenvolvida no IFCE solução que trabalha rastreabilidade na cadeia de suprimentos agrícolas.
LARAS: Vencedor do prêmio, o LARAS foi desenvolvido criado por alunos do IFMT e utiliza inteligência artificial para melhorar a eficiência do planejamento de rotas de drones no combate às formigas cortadeiras.
SAÚDEINOVA
SSOBOX: Desenvolvido no Instituto Federal do Acre (IFAC), o projeto traz atividades lúdicas para o ensino de disciplinas de Exatas e Biológicas;
Rede Onconatura: A pesquisa alia compostos naturais e tecnologias para a produção de produtos terapêuticos naturais no combate ao câncer. O projeto é do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
IOT Hospitalar: Propõe uma plataforma de monitoramento baseada em IoT e computação em nuvem para aprimorar segurança e bem-estar de ambientes hospitalares;
GOV.INOVA
Monitoramento Escolar: o projeto do Instituto Federal de Brasília (IFB) propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital de monitoramento de políticas educacionais para melhorar a gestão, tornando a fiscalização e o uso de recursos públicos mais eficientes.
SIGESTur: sistema de gestão de destinos turísticos que pode ser aplicado por órgãos governamentais, prefeituras e governos estaduais;
Microverdes: Riqueza Mineral: aborda técnicas laboratoriais que ajudam no planejamento de práticas agrícolas urbanas sustentáveis com o projeto de análise da composição mineral dos microverdes;