Painel Telebrasil: Estudo da Brasscom estima que telecom vai gerar 34,6 mil vagas até 2025, sendo mais de 25% de profissionais de TICs

Estudo revela que à medida que a tecnologia avança com novos modelos de negócios há uma mudança de perfil das pessoas a serem contratadas. O maior risco, hoje, é o déficit esperado de 541 mil especialistas em TICs até 2025.

São Paulo, 14/06/2023 – O setor de Telecomunicações, impulsionado pela transformação digital, está demandando cada vez mais profissionais especializados em TI e há expectativa da geração de 34,6 mil novas vagas até 2025. A questão é que há um déficit previsto de 541 mil especialistas em TICs nos próximos três anos, observa o estudo Demanda de talentos para Telecom, divulgado nesta quarta-feira (14) pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) no Painel Telebrasil Innovation, realizado em São Paulo.

“Não é pouca gente para se contratar. E o Brasil está com dificuldade de preencher essas vagas. E agora telecom vai concorrer com o setor de TI por esses especialistas”, pontuou o presidente-executivo da Brasscom, Affonso Nina. O levantamento apurou que, do final de 2022 até 2025, o setor de telecom vai gerar 34,6 mil novas vagas, sendo que dessas mais de 25% serão para profissionais de TICs.

O estudo da Brasscom mostrou que o setor de telecom gerou 331.157 empregos até o final de 2022, sendo que cerca de 60% desses empregos são de analistas de TI, analistas de redes, comunicação de dados e desenvolvimento de sistemas. “Isso só prova que o ciclo está exigindo profissionais com conhecimentos em telecom e em TI”, observou Affonso Nina.

O salário médio do setor de telecom é 1,7 vezes superior à média nacional, e o do setor de TI é 2,3 superiores à média nacional. Até 2025, o setor de telecom deverá contar com 335 mil profissionais, sendo que 10,1% terão o perfil de TICs. “Temos um freio de mão puxado com a questão do déficit de profissionais. Há ações acontecendo para viabilizar a formação de mão de obra, mas temos de agir com ações de curto, médio e longo prazo, como adequação curricular em linha com o presente e o futuro e a preparação das empresas para atuar com estudantes em primeiro emprego”, completou. O Painel Telebrasil Innovation 2023 é a 67ª edição do evento e acontece para mostrar as tendências e provocar novas ideias para ampliar o acesso à conectividade no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo