Painel Telebrasil: Jornada do dinheiro digital enfrenta barreiras, mas avança no Brasil

Especialistas sustentam que a dinamização da economia e a própria inclusão social passam pela digitalização e pelo maior acesso da população ao dinheiro digital

São Paulo, 14/06/23 – A dinamização da economia e a inclusão social passam pela digitalização e amplo acesso ao universo do dinheiro digital. Esses novos horizontes foram tema de debate na tarde desta quarta (14), no painel “Desbravando a fronteira digital: novos horizontes para a inclusão financeira”,durante o Painel Telebrasil Innovation, realizado em São Paulo.

Para a diretora de Assuntos Regulatórios e Institucionais no PagBank, Carol Conway, o principal competidor dos meios de pagamentos é o dinheiro de papel, uma vez que 38% da população ainda paga contas com dinheiro. Segundo ela, ainda nos aguarda um bom trabalho para a inclusão financeira.  

“O PIX incluiu muita gente no sistema e é uma porta de entrada para as contas digitais. Foi favorável ao PagBank e a outros no sentido de abrir a porta do ecossistema”, afirmou Conway. “Já a maquininha é uma escolha do lojista. Hoje, nosso foco é no ecossistema completo e precisamos endereçar a questão do crédito. Para o pequeno lojista, a atividade de antecipar o recebível é uma modalidade de crédito. Começamos a fazer isso lá atrás e hoje essa é uma frente importante”, acrescentou a executiva do PagBank. 

Proporcionar acesso ao crédito é também uma maneira de inclusão. Mas ainda há barreiras. “Democratizar o crédito sempre passa pelo risco, pelas garantias, e como a população não tem garantias, você termina não garantindo o crédito. Temos de ter o compromisso de ampliar o crédito, democratizá-lo”, ressaltou Jailson de Souza e Silva, fundador do Observatório de Favelas e assessor da presidência do BNDES.

Silva compartilhou parte de sua história como o único de sua família a entrar na universidade e primeiro negro contratado na presidência do BNDES. “Temos de entender que situações como a minha são excepcionais. Mas como conseguimos romper com esta lógica da excepcionalidade? Como podemos falar de negócios, se excluímos uma parcela da população brasileira?”

Ampliação do crédito

Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech, falou sobre o crescimento da carteira de crédito da Vivo Money, que atingiu R$ 239 milhões em março de 2023, um aumento de 5,3 vezes em relação ao mesmo mês de 2022. Trata-se de um empréstimo pessoal que ocorre de forma online e pode ser acessado por pessoas físicas que tenham relacionamento com a prestadora de serviços de telecomunicações. Ele explicou que são usadas informações diferentes das que são empregadas para concessão de crédito. “Entendemos os clientes e podemos dar uma oferta diferenciada”, disse. 

Sobre a cooperação entre as empresas no que diz respeito às carteiras, Coelho afirmou que o Open Finance chega para cumprir a função de ter os dados interrelacionados. “A Vivo está atenta a isso, investimos na fintech Klavi, uma empresa de Open Finance, para ter interoperabilidade das informações dos clientes para conseguir gerar a aquisição.”

O Painel Telebrasil Innovation 2023 é a 67ª edição do evento e acontece para mostrar as tendências e provocar novas ideias para ampliar o acesso à conectividade no Brasil.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo