Painel Telebrasil Talks: Teles inserem 11 milhões de desbancarizados no Cadastro Positivo e ampliam informação sobre crédito

Informações reforçam a base de dados do Cadastro Positivo e ajuda a reduzir o custo do crédito. Dados foram apresentados durante a abertura do Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo

Brasília, 06/05/22 – As informações das principais operadoras de telecomunicações do país permitiram o registro de 100 milhões de pessoas físicas e jurídicas no banco de dados do Cadastro Positivo. Desse total, 11 milhões eram desbancarizados, ou seja, não constavam nos dados enviados pelas instituições financeiras. Os dados foram apresentados durante a abertura do Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo, na terça-feira (3), em Brasília.

Segundo informou o presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, as informações do setor de telecom contribuirão para a redução do custo do crédito no país.

“Mais uma vez eu parabenizo o setor de telecomunicações pela ação e, com isso, demonstra o compromisso do setor com a sociedade e com a distribuição socioeconômica dos impactos do Cadastro Positivo”, afirmou.

A diretora Administrativa, Jurídica e Tributária da Conexis Brasil Digital, Natasha Nunes, reforçou o impacto social da medida em um país que ainda tem 84 milhões de desbancarizados, que talvez nem saibam que podem ser beneficiados com um serviço de informação de crédito. “O setor de telecomunicações traz 11 milhões de debancarizados, que podem passar a ter oportunidade de acesso ao crédito, que podem passar a contar com a proteção da informação. A informação dá a oportunidade de redução do custo do crédito”, afirmou.

Durante a abertura, o subsecretário de Política Microeconômica do Ministério da Economia, Emmanuel Sousa de Abreu, afirmou, que dados do Banco Central apontaram que o Cadastro Positivo teve um efeito de reduzir em 10% o spread bancário do crédito pessoal. Segundo Abreu, o Cadastro é uma importante ferramenta para valorizar o bom tomador de crédito.

“A gente está evoluindo, mas não é fácil fazer essas reformas, muita gente critica o Cadastro Positivo e fala que é ruim, porque você pune as pessoas que são negativadas. Isso é uma inversão de valores, você tem que premiar quem tem cadastro bom”, disse.

Abreu lembro que o mercado de crédito tem um papel fundamental na retomada da atividade econômica.

O Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo abriu a programação do Painel Telebrasil 2022 e marcou a retomada dos encontros presenciais da entidade. O encontro ocorreu em Brasília para cerca de 150 convidados e discutiu os impactos da conectividade nos setores financeiro e de varejo. O evento principal, o Painel Telebrasil Summit, será nos dias 28 e 29 de junho, mas até o fim do ano estão programados outros dois encontros setoriais: no dia 20 de setembro sobre Indústria e Agronegócio e em 8 de novembro sobre Saúde e Energia.

Mais impacto

No encontro, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, defendeu a inclusão de cadastro dos clientes pré-pagos para ampliar o impacto social do Cadastro Positivo e para reduzir a assimetria de informações, “dando luz sobre o perfil de crédito” de milhões de brasileiros que usam o serviço pré-pago.

Baigorri destacou que atualmente o cadastro de clientes pré-pagos são mais robustos e poderão incluir mais desbancarizados na base do Cadastro Positivo. 

“É uma grande satisfação ver o papel das telecomunicações em uma medida microeconômica que tem amplo impacto social ao reduzir o custo do crédito. De fato, quando o setor de telecom compartilha os dados a gente vê o benefício que isso traz para toda a sociedade. O compartilhamento dessas informações sem dúvida ajuda o consumidor e o empresário, que consegue tomar a decisão de conceder ou não o crédito”, disse.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

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