Parlamentares destacam importância das telecomunicações e seu papel para futuro digital

Ao participarem da abertura do Painel Telebrasil 2024, o senador Eduardo Gomes, e os deputados federais, Vitor Lippi e Danilo Forte destacaram que sem telecom, o país fica sem inclusão e sem inovação.

Brasília, 05/11/24 – A conectividade é o pilar para melhorar a vida do cidadão brasileiro e o futuro do país passa pela valorização do setor de telecomunicações, de acordo com os parlamentares que participaram da abertura do Painel Telebrasil 2024, realizada nesta terça-feira (5), em Brasília.

O presidente da Comissão de Comunicação e Direito Digital, senador Eduardo Gomes, lembrou que as instituições precisam atuar de maneira sincronizada, concentrada e ágil para construir um país digital. Frisou que o Brasil não pode ficar para trás na digitalização e que é preciso que Estado e setor se abram ao diálogo, uma vez que a inovação é a principal baliza de novos comportamentos e valores. Eduardo Gomes foi incisivo ao dizer que “o futuro do setor se confunde com o futuro de cada país”.

 Sem o setor de telecomunicações, reiterou o deputado federal Vitor Lippi, não há inclusão e inovação e o futuro que desejamos na era digital não acontecerá. O parlamentar falou sobre Reforma Tributária e lembrou que o Brasil é o único país do mundo com imposto cumulativo e está na 184ª posição do sistema tributário.

“Somos o único país com imposto sobre investimento”, lamentou. Observou ainda que as empresas brasileiras do setor gastam 10 vezes mais do que as dos demais países. “Essas correções serão feitas. Temos questões setoriais a serem resolvidas, mas vamos votar a Reforma Tributária até o final do ano.

A fala do deputado foi corroborada pelo discurso de abertura do presidente da Telebrasil, Christian Gebara, que apontou que o Brasil é o terceiro do mundo que mais setor de telecomunicações. “Entre os 15 países com maior número de celulares, o Brasil tem a 3ª maior carga tributária”, disse.

O setor defende a inclusão de telecomunicações no mecanismo de cashback às famílias de baixa renda de 100% de CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e 20% de IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), a mesma alíquota proposta para energia elétrica e saneamento.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, Danilo Forte, cumprimentou o setor pelos 50 anos da Telebrasil, reiterou que ninguém mais vive sem comunicação e, também, reforçou que é preciso entender a essencialidade do serviço. “O futuro está aqui e é de vocês para o País. Não há serviço sem vocês”, reforçou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo