Plataforma Não Me Perturbe é o meio mais eficiente para evitar ligações de telemarketing indesejadas

Iniciativa das operadoras de telecom permite que usuários bloqueiem chamadas de forma fácil e prática 

Brasília, 17/05/21 – O cliente de celular e telefone fixo tem hoje, à sua disposição, uma forma fácil e eficiente de bloquear ligações indesejadas de telemarketing, que é a plataforma Não me Perturbe https://www.naomeperturbe.com.br/ .  Alinhado com as melhores práticas do mercado, o setor de telecomunicações lançou, em julho de 2019, a plataforma, que permite o cadastramento e bloqueio de números de telefone celular e fixo para esse tipo de ligação, tanto de operadoras de telecom quanto de financeiras. A medida é fruto do constante diálogo com entidades de defesa do consumidor com a sociedade, para monitorar as oportunidades e implantar melhorias na relação com os clientes. 

A solução foi uma iniciativa pioneira das principais operadoras do país – Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo –, que pode servir de exemplo para outros setores. A plataforma já conta hoje com a adesão de financeiras que fazem operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado. 

Na ferramenta, o usuário pode registrar seu número de telefone para não receber ligações de telemarketing das empresas participantes, com natureza de venda de produtos e serviços (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura). É um canal único na internet no qual o usuário faz a inclusão de seu número no Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe e pode escolher de quais operadoras e financeiras não deseja receber ligações. Para isso, terá que informar nome completo, CPF e e-mail, para criar um login e senha de acesso. O bloqueio é efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação. 

O sistema permite identificar os principais números chamadores reclamados na plataforma e as empresas detentoras desses números são notificadas pelo Sistema de Autorregulação da Telecomunicações (SART) implantado pelas operadoras em março de 2020. “A Não Me Perturbe reforça a importância para o setor atuar dentro de procedimentos mais modernos de regulação responsiva e melhorar a relação com os consumidores” afirma José Bicalho, diretor de autorregulação da Conexis Brasil Digital, entidade que representa as operadoras de telecom. 

Segundo Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, “a Não Me Perturbe se insere no contexto de busca por eficiência e agilidade para que os problemas do setor sejam endereçados de forma customizável. A intenção é empoderar o consumidor”, completa. 

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros. 

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