Prestadoras expandem para cidades do Paraná teste com sistema de alerta de desastres naturais via SMS
Brasília, 12/06/17 – As prestadoras de telefonia móvel expandem para cidades do Paraná testes com o sistema que dará suporte ao envio de alertas para informar a população, via SMS, sobre o risco de ocorrência de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos. O sistema começou a ser testado em fevereiro deste ano em 20 localidades em Santa Catarina e, a partir de amanhã (13), passa a atender também as cidades paranaenses de Prudentópolis, Querência do Norte, Rondon, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste. Nesta área, há cerca de 100 mil habitantes, população que já pode se cadastrar para receber os alertas.
Coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração, o sistema está sendo implantado em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e estará disponível para os órgãos de Defesa Civil em todo o País até o fim deste ano. As pessoas que se cadastrarem vão receber os alertas gratuitamente, pois o custo do envio das mensagens ficará a cargo das prestadoras.
Em Santa Catarina, o sistema está disponível nas cidades de Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d’Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras. Nos últimos 4 meses, foram encaminhadas 131 notificações de alerta para a população dessa área, com cerca de 149 mil mensagens enviadas para as pessoas cadastrados.
Para receber os alertas, a população deve se cadastrar pelo celular, enviando uma mensagem para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado. Podem ser cadastrados vários CEPs para um mesmo número de celular. Nesta fase, o sistema só vai receber o cadastro de CEPs dessas cinco cidades do Paraná e das 20 localidades catarinenses.
Quando o sistema se torna disponível em determinada região, a Defesa Civil promove campanhas diversas e a população é chamada a se cadastrar. A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.
Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.
O processo de envio da mensagem de alerta de desastre natural começa com a Defesa Civil, que detecta a possibilidade de ocorrência de um evento que pode trazer risco para a população em determinada região. A Defesa Civil, então, manda para o sistema informações sobre a região que vai ser atingida e a mensagem que deverá ser enviada pelas prestadoras aos celulares daquela região que fizeram o cadastro.