Prestadoras iniciam teste com sistema de alerta de desastres naturais via SMS

Brasília, 02/02/17 – As prestadoras de telefonia móvel começaram ontem a testar um sistema que dará suporte ao envio de alertas para informar a população, via SMS, sobre o risco de ocorrência de desastres naturais, como chuvas fortes, alagamentos, enchentes e deslizamentos, além de estados de emergência e de calamidade pública. Os testes começam por 20 localidades em Santa Catarina, cujos moradores e visitantes podem se cadastrar para receber os alertas.

Coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração, o sistema está sendo implantado em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e funcionará em todo o País até o fim deste ano. As pessoas que se cadastrarem vão receber os alertas gratuitamente, pois o custo do envio das mensagens ficará a cargo das prestadoras.

Nessa primeira fase, que dura 120 dias, o sistema estará disponível nas cidades catarinenses de Araranguá, Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval d’Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras. A partir da próxima terça-feira (7) , o sistema estará apto a enviar os alertar para essa área, que tem cerca de 500 mil habitantes.

Para receber os alertas, a população deve se cadastrar pelo celular, enviando uma mensagem para o número 40199, com o CEP do endereço que deseja ser monitorado. Podem ser cadastrados vários CEPs para um mesmo número de celular. Nestes primeiros quatro meses, o sistema só vai receber o cadastro de CEPs dessas 20 localidades catarinenses e, na sequência, haverá um cronograma de disponibilização no restante do País.

Quando o sistema se torna disponível em determinada região, a Defesa Civil promove campanhas diversas e a população é chamada a se cadastrar. A mensagem de texto que a população receberá da Defesa Civil será: “Defesa Civil informa: novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.

Qualquer pessoa que estiver em uma das localidades atendidas pode se cadastrar, mesmo não tendo recebido a mensagem e não sendo morador da região, desde que informe um CEP do local atendido.

O processo de envio da mensagem de alerta de desastre natural começa com a Defesa Civil, que detecta a possibilidade de ocorrência de um evento que pode trazer risco para a população em determinada região. A Defesa Civil, então, manda para o sistema informações sobre a região que vai ser atingida e a mensagem que deverá ser enviada pelas prestadoras aos celulares daquela região que fizeram o cadastro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo