Prestadoras já ativaram duas vezes mais antenas de 5G do que o exigido no edital

Empresas já instalaram 5.275 antenas de 5G stand alone. 5G chegará a todos as capitais brasileiras a partir desta quinta-feira (6)

Brasília, 05/10/22 – As prestadoras de telecomunicações já instalaram duas vezes mais antenas de 5G do que o exigido no edital do leilão. Segundo informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o momento as empresas ativaram 5.275 antenas de 5G stand alone. A quantidade mínima prevista no edital para essa primeira fase de implantação do 5G nas capitais era de 2.528 estações.

Na próxima quinta-feira (6) o 5G chegará às últimas 5 capitais – Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco -, assim, todas as capitais brasileiras já terão oferta da nova tecnologia.

A proporção de antenas por habitante vai se aumentando ao longo dos anos e, segundo informou a Anatel, até 2025 Claro, Tim e Vivo devem instalar pelo menos 6.370 antenas de 5G nas capitais.

O presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, afirmou que a instalação de mais antenas do que o exigido em edital mostra o compromisso das empresas com a expansão do 5G. Ferrari destacou que as instalações têm ocorrido mesmo com a dificuldade enfrentada em algumas capitais para o licenciamento de antenas e outros equipamentos necessários para a implantação do 5G.

“Desde o leilão do 5G o setor intensificou as conversas para reforçar a importância da atualização de leis municipais de antenas. O 5G vai exigir a instalação de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G nos próximos anos, mas nesse ponto é importante reforçar que as antenas do 5G são menores e causam menos interferência na paisagem”, afirmou.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo