Reclamações dos usuários de serviços de telecomunicações caem 18,8% nos últimos 12 meses
Todos os serviços – banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura – apresentaram queda nas queixas dos consumidores.
De julho de 2017 a agosto de 2018, houve uma redução de 18,8% nas reclamações dos usuários dos serviços de telecomunicações – banda larga fixa, telefonia móvel, telefonia fixa e TV por assinatura, de acordo com dados contabilizados pela Agência Nacional de Telecomunicações.
Essa redução contínua, que vem sendo verificada desde o ano passado, é resultado do esforço feito pelas prestadoras na implantação de ações para a melhoria do atendimento ao consumidor, entre elas, os serviços digitais, oriundos da transformação digital.
De acordo com os números revelados pela Anatel, houve uma queda de 58 mil registros nas queixas dos consumidores e a o serviço que apresentou a maior queda foi o da TV por assinatura, menos 10,3 mil reclamações (-24,2%), seguida pela telefonia fixa, menos 15,8 mil (-21,7%), telefonia móvel, menos 27,3 mil (-18,8%) e banda larga fixa, menos 4,6 mil (-9,7%).
Ainda conforme os dados da Anatel, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal apresentaram diminuição no número de reclamações registradas na comparação entre agosto de 2018 e o mesmo mês do ano passado.
As cinco maiores reduções proporcionais ocorreram nos estados de Rondônia (-32,4%), Mato Grosso (-30,6%), Tocantins (-30,0%), Pernambuco (-27,3%) e Rio de Janeiro (-27,0%). Em agosto, a Anatel registrou um total de 250,6 mil reclamações, o que resultou em uma redução de 58 mil queixas nos últimos doze meses.