Rede de telefonia móvel teve desempenho satisfatório durante Jornada Mundial da Juventude

Prestadoras transferiram parte dos equipamentos de Guaratiba para Copacabana para reforçar rede durante missa do Papa Francisco

Brasília, 30 – As redes de telefonia móvel tiveram desempenho satisfatório durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu nos últimos dias no Rio de Janeiro. Na missa celebrada pelo Papa Francisco, no domingo, em Copacabana, que concentrou mais de 3 milhões de pessoas, as redes não registraram problemas de grande repercussão, apenas congestionamento eventuais, próprios de eventos marcados por multidões.

Com a mudança de última hora do local da missa para Copacabana, as prestadoras se mobilizaram para transferir parte dos equipamentos que tinham sido instalados anteriormente no Campus Fidei de Guaratiba, local que não pode ser usado por causa do lamaçal resultante das chuvas que caíram na região.

Pelo planejamento original de reforço da infraestrutura, a praia de Copacabana já havia recebido antenas temporárias e instalação de novos pontos de conexão WiFi. O campus de Guaratiba, por ser um local desabitado, exigiu a instalação de uma infraestrutura toda nova, que contou com a instalação de 18 antenas e 10 mini ERbs (small cell) temporárias, com serviços 2G, 3G e 4G, além de pontos de acesso WiFi. Parte dessa rede foi transferida para Copacabana, dentro do prazo exíguo de menos de dois dias, desde a decisão tomada pelos organizadores da JMJ.

Para suportar o tráfego intenso de chamadas e dados, a estrutura montada se assemelhou ao reforço na rede feito pelas prestadoras por ocasião do Réveillon, que também concentra um grande número de pessoas, com alto volume de ligações e envio de mensagens multimídia.

Para a JMJ, foi reforçada a infraestrutura na Quinta da Boa Vista, local do Festival da Juventude, e nos centros de imprensa no Forte de Copacabana. O palácio episcopal no morro do Sumaré e área da basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), também receberam novas antenas temporárias. Adicionalmente, foi ampliada a capacidade da rede móvel de Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz e Sepetiba. Para o evento, as empresas mobilizaram 520 pessoas, entre técnicos e engenheiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo