Redes neutras ajudam a racionalizar os investimentos, afirma CEO da V.tal
Dois anos depois de chegar ao mercado como fornecedora de redes neutras, companhia abre unidades para clientes de fibra e data centers
Brasília, 06/11/24 – O maior desafio do setor de telecomunicações é a racionalização dos investimentos e as redes neutras são o caminho, pontuou o CEO da V.tal, Felipe Campos, ao participar na terça-feira (5), do Painel Telebrasil. “A neutralidade é um enabler [facilitadora] dessa racionalização”, reforçou Campos.
Com relação à regulamentação, o CEO da V.tal se referiu aos altos tributos e ao impasse com relação ao uso dos postes para que o usuário final possa contar com serviços de mais qualidade.
Sobre a empresa, Felipe Campos comemorou os bons resultados e falou sobre a expansão dos negócios, que há dois anos anunciou sua entrada no mercado brasileiro oferecendo redes neutras e agora vai operar com clientes de fibra – em processo de aquisição junto a Oi – e com oferta de data centers.
“O que vimos é que somos muito mais do que um facilitador na questão das redes”, disse o executivo, ressaltando que ao longo dos últimos anos a companhia vem se posicionando como um grande facilitador de infraestrutura digital. “A rede neutra foi a tese inicial, mas estas outras verticais estão se consolidando”, afirmou.
Neste movimento, a V.tal está em pleno processo de transformação, prestes a se tornar três empresas. Uma delas é a ClientCo, que surge a partir da aquisição da base de clientes de fibra da Oi e ainda está em processo de aprovação legal. Mesmo assim, a companhia vem trabalhando para manter as operações segregadas.
“Temos tomado extremo cuidado para que desde o marco zero da ClientCo houvesse uma segregação total”, explicou o executivo. Isso incluiu a contratação de um executivo para tocar o processo de aquisição sem qualquer envolvimento do management da V.tal no negócio.
A outra empresa é a Tecto, que assume o negócio de data centers da V.tal. Campos lembrou que a empresa já operava data centers no Brasil e na Colômbia, mas que o negócio cresceu tanto que veio a decisão de criar uma operação dedicada. “Também aqui temos um CEO e um management totalmente separado”, disse. Segundo o executivo, a criação das empresas vai ajudar a V.tal a manter seu foco em um mercado que continua em crescimento. “Vamos continuar investindo para reforçar nossa malha regional e cobrir lacunas em nossa rede”, completou.