UIT faz apelo solicitando um comprometimento internacional em favor da Banda Larga

“A congestão da rede vai de mal a pior”. Com este título de impacto, a UIT – União Internacional de Telecomunicações divulga comunicado em que o secretário-geral da entidade, Hamadoun Touré, declara que “os Governos adotem medidas urgentes, em apoio do crescimento da Banda Larga Móvel”. Leia, a seguir, um resumo contendo a essência do comunicado.

Declarações dadas pelo secretário-geral da UIT, Dr. Hamadoun Toure:

· Governos precisam tomar medidas urgentes para apoiar o crescimento da banda larga móvel.

· Acelerar a implantação de fibras e aumentar a disponibilidade de espectro: essencial para evitar gargalos na rede.

· Estima-se que o número de smartphones deverá crescer de 500 milhões de unidades em uso hoje em dia para 2 bilhões em 2015: esses usuários demandam um volume médio de dados cinco vezes mario do que usuários de telefones móveis comuns.

· Consequencia: operadores móveis têm investido bilhões na modernização e melhoria da capacidade e desempenho de suas redes; cidades com grande número de usuários ainda sofrem a frustração decorrente do problema crônico da indisponibilidade da rede.

· Noventa e oito países que têm planos nacionais para a banda larga e espera-se que este número irá aumentar no próximo ano: deverão adotar medidas robustas para acelerar a implantação de fibra e aumentar a disponibilidade de espectro.

· Banda larga móvel está emergindo como a tecnologia preferida para países em desenvolvimento onde a infraestrutura de telefonia fixa é muitas vezes insuficiente e cara para instalar.

· Noventa por cento do mundo sob a cobertura de telefonia móvel: esta tecnologia é um instrumento fundamental para a redução do fosso digital (2010: 73% dos assinantes móveis celulares estavam no mundo em desenvolvimento).

· Comissão de Desenvolvimento Digital de Banda Larga: criada em 2010 com o objetivo de realçar a necessidade de os governos ao redor do mundo promoverem a banda larga como um instrumento fundamental para o desenvolvimento e implantação de redes de banda larga com mais dinamismo.

.. A Comissão é presidida pelo presidente ruandês Paul Kagame e o Sr. Carlos Slim Helu, Presidente Honorário Vitalício do Grupo Carso; Dr Touré e a Sra. Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, são os vice-presidentes; Ben Verwaayen, Alcatel Lucent, Sunil Bharti Mittal, Bharti Airtel, Wang Jianzhou, da China Mobile, Hans Vestberg, Ericsson, Denis O’Brien, Digicel, Paul Jacobs, Qualcomm e Cesar Alierta, Telefonica, são alguns de seus membros. Entre os representantes dos reguladores destacam-se Neelie Kroes da Comissão Europeia e Julius Genachowski, FCC.

· O relatório da Comissão apresentado ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em Nova York em setembro de 2010: criação de uma dinâmica “poderosa para o desenvolvimento da banda larga”, não restrição da entrada no mercado ou imposição de pesados impostos sobre banda larga e serviços relacionados, bem como garantia de amplo espectro para suportar o crescimento da banda larga móvel.

· Operadores da Europa e dos EUA já começaram campanha por aumento do espectro e alocações de espectro harmonizadas feitas em blocos adjacentes para as tecnologias de próxima geração, caminho que deve ser seguido no mundo todo.

· Dividendo digital (espectro liberado com a migração para radiodifusão digital): será certamente prioridade na agenda das delegações nacionais na próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações, a ser realizada em janeiro de 2012 – momento crítico para o crescimento futuro do setor e deve atrair mais de 2.500 delegados seniores de todo o mundo.

· Estratégias atuais para aliviar a escassez de capacidade: operadoras recorrem a uma variedade de estratégias que vão desde o investimento em redes WiFi, convidando seus usuários a instalar seus próprios femtocell, até penalidades para usuários que usam com grandes volumes de dados e soluções regulamentares para exigir dos operadores incumbentes que facilitem aos seus concorrentes o acesso livre a suas redes de fibra para realizarem o transporte de seu tráfego.

· Além disso, é fundamental haver mais fibra a fim de permitir o escoamento de dados das redes móveis, cada vez mais rápidas, até o backbone de maior a velocidade, para otimizar velocidade e processamento de chamadas.

· Algumas das informações neste press-release são retirados do relatório da UIT: Tendências na Reforma das Telecomunicações 2010/2011: Promover o mundo digital de amanhã (publicado no final de fevereiro de 2011).

(A íntegra da nota pode ser acessada em: http://www.itu.int/net/pressoffice/press_releases/2011/01-es.aspx )

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo