Volume de queixas dos clientes de telefonia móvel cai 11%

Índice de reclamações feitas aos Procons em 2011 é de 0,0038%, o que significa que em um grupo de 1 milhão de clientes 38 reclamaram

Brasília, 20 – O volume de reclamações feitas pelos clientes de telefonia móvel aos Procons, em 2011, e divulgado recentemente, caiu 11,6% em relação a 2010, levando-se em conta o número total de usuários dos serviços. Com base em dados do relatório Reclamações Fundamentadas 2011, publicado pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, é possível verificar que em cada grupo de 1 milhão de clientes de telefonia móvel apenas 38 reclamaram em todo o País no ano passado, contra 43 em 2010. Essa queda é fruto da atuação das prestadoras na melhoria da qualidade na prestação dos serviços e no atendimento a seus clientes, além de uma interação mais efetiva entre as empresas e os Procons.

O setor de telefonia móvel, com mais de 260 milhões de clientes, é um dos mais expressivos no Brasil, abrangendo todas as classes sociais, o que significa que há mais clientes de telefonia que habitantes no País. No fim de 2010, o total de clientes dos serviços era de 203 milhões. Em um ano, essa base cresceu mais de 19%, chegando a 242 milhões no fim de 2011.

Além desse amplo universo de usuários, os serviços de telefonia apresentam uma intensa utilização – praticamente 24 horas por dia -, com constantes inovações tecnológicas e alto grau de interatividade. Associada ao crescimento expressivo da base de clientes, a diminuição de queixas aos Procons demonstra um ganho efetivo de qualidade na prestação dos serviços e no atendimento. É preciso ressaltar ainda que grande parte das reclamações constatadas no relatório se refere a problemas no aparelho de celular e não nos serviços prestados.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) considera que um diagnóstico preciso da situação de reclamações sobre os serviços de telecomunicações deve sempre considerar a extensão da base de clientes, já que a telefonia móvel é um dos maiores mercados de serviços do País. O SindiTelebrasil ressalta o empenho das prestadoras em reduzir a proporção de reclamantes e o volume total de queixas. As empresas apresentaram recentemente à Anatel planos detalhados, com ações de melhoria da qualidade e previsão de antecipação de investimentos.

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