Prestadoras superam meta de velocidade média também na banda larga móvel

Medições de julho da velocidade média da banda larga móvel realizadas em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo mostram desempenho acima da meta

Brasília, 2 – Assim como já vinha ocorrendo na banda larga fixa, as prestadoras superaram as metas de velocidade média de conexão também na banda larga móvel, de acordo com as medições realizadas no mês de julho. Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que as prestadoras entregaram uma velocidade média superior à meta definida pelo órgão regulador para o primeiro ano, de 60% do que foi contratado pelo usuário.

As medições na banda larga móvel foram feitas nos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. E na banda larga fixa, nesses quatro Estados e no Rio Grande do Norte. De acordo com o cronograma previsto, até o fim de outubro serão divulgados resultados de todo o Brasil.

As medições da banda larga móvel no Rio de Janeiro apontaram resultados que variaram de 66% a 82% do que foi contratado pelo usuário na velocidade média. Em São Paulo, a velocidade média de conexão variou de 65% a 102%. Em Minas Gerais, os percentuais ficaram entre 75% e 96% e, no Paraná, entre 79% e 102%. Na banda larga fixa, os resultados variaram de 76% a 101% da velocidade contratada pelo cliente.

Para a medição da qualidade da banda larga, as prestadoras realizaram investimento superior a R$ 100 milhões, apenas nos sistemas e dispositivos de fiscalização. E vêm trabalhando há mais de um ano para colocar em funcionamento todo o sistema, adequando suas redes e ofertas às novas exigências.

A medição da qualidade da banda larga móvel é uma iniciativa inédita entre os maiores mercados de telecomunicações do mundo. As metas são extremamente arrojadas, mas estão sendo perseguidas com afinco e superadas pelas prestadoras.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) reforça o compromisso constante das prestadoras com o melhor atendimento de seus clientes e com a prestação de serviços de qualidade. A banda larga no Brasil fechou o mês de julho com 110 milhões de acessos, sendo 21,4 milhões de conexões pela infraestrutura fixa e 88,7 milhões pelas redes de telefonia móvel.

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