Avaliação da Anatel mostra melhoria na qualidade da telefonia móvel
Brasília, 26 – Os investimentos realizados pelas prestadoras de telefonia móvel e as ações desenvolvidas pelas empresas nos últimos doze meses resultaram em melhoria da qualidade dos serviços. Dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações mostram que as prestadoras cumpriram todas as metas de qualidade definidas para os serviços na tecnologia de terceira geração (3G). Os números constam de avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal.
No indicador que mede o acesso à rede de voz, para ligações pelo celular, o levantamento mostra que os clientes estão conseguindo acessar à rede acima da meta de 95% definida pela agência reguladora. No caso de queda de chamadas, outro indicador utilizado pela Anatel para medir a qualidade dos serviços, o desempenho também é satisfatório, tendo sido registrado um índice de queda de menos de 1%, bem melhor que o limite permitido, que é de 2%.
No caso de queda de conexão da internet pela rede móvel, as prestadoras apresentaram índice de menos de 2%, melhor que a meta estipulada, que é de 5%. Na conexão à internet pela rede 3G, a taxa de acesso foi superior a 98%, conforme exigido pela Anatel, com melhoria contínua desde agosto de 2012, quando a Anatel passou a divulgar as avaliações trimestrais. Na rede de 2G, o desempenho ficou muito próximo da meta. A finalidade principal da rede de segunda geração é o atendimento do tráfego de voz, enquanto a 3G é mais utilizada para dados.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) destaca o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes e trabalhar para assegurar uma melhoria contínua nos serviços. O SindiTelebrasil alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais, e retirar os entraves à instalação de antenas previstos em diversas leis municipais.