Prestadoras de telecomunicações já se preparam desde o ano passado para a Copa de 2014

Brasília, 25 – As prestadoras de telecomunicações já vêm se preparando para o aumento da demanda por serviços de telefonia e banda larga durante os eventos esportivos que o País sediará nos próximos anos, começando pela Copa das Confederações de Futebol em 2013 e seguindo com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Todo o planejamento de expansão de redes e de investimentos vem sendo acompanhado desde o ano passado pelo Grupo Trabalho, Copa e Olimpíadas do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

Nesse processo de preparação, as prestadoras têm atuado em outros eventos internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20, que serviu de experiência para os eventos esportivos.

Na Rio+20, foi possível comprovar o sucesso da parceria entre prestadoras de telefonia móvel e o poder público, servindo de exemplo do que pode ser feito para garantir uma cobertura adequada de sinais de celulares quando há um esforço conjunto de todos. A parceria envolveu as prestadoras, a Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Conferência – Durante a Rio+20, 49 novas antenas de celular foram instaladas, com autorização provisória da Prefeitura, para suportar o aumento de tráfego durante a Conferência. Além disso, outras 178 Estações Rádio Base (ERBs) tiveram seus canais ampliados para atender a demanda por mais ligações e transporte de dados pelas redes móveis na semana da Rio +20.

Durante os dez dias da Conferência, de 12 a 22 de junho, foram registradas cerca de 3 milhões de chamadas geradas nos locais dos eventos e nos aeroportos Santos Dumont e Internacional do Galeão. Também nesse período, foram feitas cerca de 132 mil ligações internacionais, utilizando as redes das prestadoras do Serviço Móvel Pessoal.

Essa infraestrutura deu suporte a aproximadamente 157 mil celulares de estrangeiros, que usaram seus terminais no Brasil durante a Rio+20. Também no evento, duas ERB´s com tecnologia de quarta-geração (4G) da telefonia móvel permitiram avaliar o desempenho da nova tecnologia em condições reais de tráfego.

Copa – Durante a Copa de 2014 serão realizados 64 jogos. As estimativas do Ministério dos Esportes e da FIFA apontam para a presença de 600 mil turistas estrangeiros e de mais de três milhões de turistas brasileiros circulando nas cidades-sede. A previsão é de que a cobertura das partidas superará 71 mil horas e será feita por cerca de 500 canais de televisão e por mais de 20 mil jornalistas. Os jogos e os eventos relacionados à competição deverão ter uma audiência de mais 3,5 bilhões de telespectadores.

Expansão – O apoio das autoridades no sentido de adequar suas legislações para permitir a expansão dos serviços é fundamental para o sucesso desses eventos. No Brasil, há mais de 250 diferentes leis municipais que restringem a implantação de infraestrutura, especialmente nas cidades-sede das partidas.

Para a implantação do 4G, pela característica técnica da frequência que será usada nessa nova tecnologia, será necessário pelo menos o dobro do número de antenas do sistema 3G. As metas estabelecidas pelo órgão regulador preveem que a tecnologia 4G estará funcionando em abril de 2013 nas cidades-sede da Copa das Confederações e em dezembro de 2013 nas cidades-sede da Copa do Mundo.

Nesse sentido, o SindiTelebrasil reitera seu apelo para que sejam criadas condições para a expansão dos serviços, com uma legislação federal para a implantação de infraestrutura e processos menos burocráticos de licenciamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo