Setor de telecomunicações é o que tem o maior índice de solução de problemas nos Procons
Brasília, 18 – O setor de telecomunicações foi o que registrou o maior índice de soluções de problemas apresentados pelos consumidores aos Procons em 2013. De acordo com levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, no ano passado, o setor de telecomunicações resolveu 82,5% dos problemas apresentados, índice superior a outros setores, como bancos, varejo, aviação civil e indústria.
O desempenho positivo das prestadoras, medido pelo Índice de Resolutividade Setorial, tem melhorado a cada ano e, nos últimos quatro anos, avançou 13%, subindo de 72,5, em 2010, para 82,5, em 2013. Para calcular o índice, no ano passado, foram consideradas as demandas apresentadas em 540 Procons municipais e estaduais, em 360 cidades do País.
Essa performance positiva, que não é exigida de serviços oficiais de atendimento ao público, é fruto de elevados investimentos feitos pelas prestadoras em ações com foco no bom relacionamento com seus clientes. No caso da solução de problemas, duas medidas específicas foram importantes para a melhoria do índice. A primeira foi o aumento das soluções em Cartas de Informações Preliminares (CIPs), que é uma forma preliminar de atendimento, que permite à empresa atender ao cliente com celeridade, sem a necessidade de abertura de processo administrativo. Outra medida foi o aumento da proporção de acordos em audiências, firmados entre empresas e consumidores.
Em setembro do ano passado, durante o I Fórum de Relações de Consumo em Telecomunicações, promovido pela Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), a Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, já havia anunciado essa tendência de evolução do setor na solução dos problemas apontados pelos consumidores de telecomunicações. “O setor evoluiu muito na solução de problemas. É perceptível o esforço de cada um em melhorar”, afirmou a secretária, à época, citando dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec-MJ).
O SindiTelebrasil reafirma o compromisso das prestadoras com a permanente melhoria no relacionamento com seus clientes e com o envolvimento das empresas, em conjunto com os Procons, em ações que tenham o foco nos consumidores.