Ativação do nono dígito em São Paulo exige atenção dos usuários na hora de fazer a chamada
Brasília, 28 – A entrada neste domingo (29) do novo sistema de ligações para os celulares da região de DDD 11 – que passarão a ter nove dígitos – vai exigir mais atenção dos usuários na hora de fazer a chamada. Esse novo formato também está exigindo uma série de modificações nas redes e sistemas das empresas, o que pode eventualmente provocar alguma instabilidade.
Neste primeiro momento, apenas os celulares da região metropolitana de São Paulo passarão a ter nove dígitos, mas a mudança envolve todo o País, uma vez que nas ligações interurbanas para os celulares de DDD 11 também será preciso discar o 9 antes do número. Com isso, milhares de centrais telefônicas sofrerão mudanças em seus softwares, podendo causar pequenas interrupções para alguns usuários.
A mudança foi adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ampliar o número de combinações existentes, permitindo assim o atendimento da crescente demanda de novos usuários. O órgão regulador está conduzindo o processo de mudança e também já fez referência a possíveis instabilidades no sistema nesse primeiro momento.
Nono dígito – O acréscimo do número 9 nos celulares de São Paulo será necessário em todas as ligações, independente se o telefone que faz a chamada for um fixo ou um celular. Também será exigido o nono dígito em todas as ligações interurbanas feitas para um celular da região de DDD 11. Nessas chamadas, o usuário continuará discando o 0 + código da operadora + 11 + 9 e o número do celular ao qual a ligação se destina.
Para permitir uma adaptação dos usuários ao novo formato, haverá um período de transição. Primeiramente, as ligações em que forem discados apenas oito dígitos serão automaticamente completadas. Numa segunda fase, a chamada será interceptada e o usuário ouvirá uma mensagem informando da necessidade de se discar o nono dígito. Depois de um certo período, que varia de acordo com o tipo de ligação, se local ou interurbana, a chamada feita com oito dígitos não mais se completará.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) ressalta o empenho das prestadoras em melhor atender seus clientes. Para isso, as empresas estão trabalhando desde o ano passado na adequação de sistemas e redes e nos últimos meses têm realizado uma série de testes do novo formato. Neste fim de semana, as prestadoras manterão em todo o Brasil equipes de plantão nas suas dependências para garantir essa modificação com o menor transtorno para os usuários.