Consumidor dos serviços de telecomunicações já não suporta mais a pesada carga tributária
Cidadão é o mais prejudicado com os altos impostos, já que os tributos incidem diretamente sobre a conta dos serviços
Brasília, 12/02/16 – O setor de telecomunicações vem alertando, nos últimos anos, para o impacto da elevada carga tributária na capacidade de investimento das empresas. Na última Carta de Brasília, divulgada em agosto de 2015, durante o 59º Painel Telebrasil, um dos quatro eixos de propostas apresentadas foi exatamente a redução da carga tributária. Naquele mesmo documento, ficou clara a posição que seria adotada pelo setor de rejeitar qualquer aumento de tributos sobre serviços, equipamentos e redes de telecomunicações.
Este momento de retração da economia pelo qual passa nosso País só agrava as dificuldades e deixa mais evidente o fato de que o consumidor e o setor não podem mais suportar a pesada carga tributária, que já está impactando de maneira bastante severa a capacidade de investimento das empresas e penalizando o cidadão.
O consumidor é o mais prejudicado com o aumento dos impostos, já que os tributos incidem diretamente sobre a conta dos serviços de telecomunicações paga pelos brasileiros. Para compensar a alta no preço provocada pelo aumento de tributos, o cidadão acaba usando menos os serviços e deixando de obter as facilidades já alcançadas com o processo de inclusão social que vinha sendo implantado pelas prestadoras.
O pagamento da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), cuja legalidade e constitucionalidade estão sendo questionadas pelo setor na Justiça, é apenas uma das dificuldades enfrentadas pelo setor, que recolhe aos cofres públicos, anualmente, cerca de R$ 60 bilhões em tributos, pagos pelo cidadão. Essa ação não significa que estamos partindo para um enfrentamento com o governo e muito menos com a indústria audiovisual. Mas estamos reiterando, sim, que não é possível suportar aumento de tributos.
As prestadoras sempre estiveram e continuam disponíveis para o diálogo. A maioria das empresas do setor no Brasil têm uma longa e sólida trajetória de apoio à indústria do audiovisual por outros meios, como patrocínios, apoio à produção de conteúdo, que vai além do equilíbrio alcançado desde 2011 com a Lei da TV paga.
Há mais de uma década, estamos convencidos de que a produção de conteúdo multimídia é uma demanda mundial. E ela gera empregos de altíssimo valor agregado, o que é fundamental para o Brasil. Essa sempre foi e continua sendo nossa visão. Mas não podemos deixar de debater o princípio da referibilidade, no qual se baseia a liminar obtida na Justiça, de que não há vinculação entre os setores. Ou seja, não se justifica que as prestadoras de serviços de telecomunicações recolham uma contribuição destinada ao fomento da indústria audiovisual.
Parte do que todos nós pagamos na conta de telefone vai para a indústria audiovisual. Em 2015, segundo dados do Tesouro Nacional, foram arrecadados R$ 930 milhões até outubro para a Condecine. Assim como outros fundos setoriais, como o Fust e o Fistel, parcela considerável desses recursos não está sendo usada para sua finalidade original.
Somada à Condecine, o setor de telecomunicações se vê em meio a uma série de iniciativas de aumento de impostos. Entre elas está a Lei 13.241, sancionada em janeiro, que acabou com a desoneração dos smartphones, que passaram a ser taxados em 11,75% a título de PIS/Cofins, desestimulando a aquisição de equipamentos mais modernos e impactando o processo de inclusão social.
Os preços dos serviços também serão impactados, caso seja aprovada a proposta de criação da nova Contribuição Sobre Seguridade (CSS), em substituição ao PIS e à Cofins, que prevê o aumento da alíquota final sobre o setor de serviços.
Na mesma vertente de alta estão os aumentos das alíquotas de ICMS, promovidos por vários Estados, que resultaram em uma ampliação de 20% na carga tributária. No caso da TV por assinatura, o aumento foi de 50%. Esses aumentos prejudicam principalmente as camadas de menor renda da população, que poderão ter que reduzir seus gastos ou até mesmo deixar de usar os serviços.
Para se ter uma ideia do que o brasileiro paga de imposto, de 2002 a 2014, de todo o valor pago pelos usuários, 54,4% foram para cobrir os custos da prestação dos serviços de telecomunicações. E dos 45,6% restantes, 59,2% foram transferidos aos governos federal e estaduais, na forma de impostas, taxas e contribuições, e 19,8% para os rentistas na forma de juros e aluguéis. Os acionistas e trabalhadores, que assumem todos os riscos da prestação de serviços, ficaram com 6,8% e 9,2%, respectivamente.
Os brasileiros já pagam a maior carga tributária do mundo sobre os serviços de telecomunicações entre os usuários das 10 maiores redes do mundo, 2,4 vezes maior que a do segundo colocado. O celular e a banda larga, mesmo sendo reconhecidos mundialmente como efetivos instrumentos de inclusão social, são taxados com alíquotas similares às de bebidas, cigarro, armas e munições.
O setor de telecomunicações está aberto ao diálogo e espera que as autoridades reconheçam a essencialidade das telecomunicações para o processo de desenvolvimento da Nação e de seus cidadãos e entendam que não é mais possível, nem para as empresas e muito menos para os cidadãos, suportar essa pesada carga tributária. Temos que pensar conjuntamente em soluções que preservem a capacidade de investimento das empresas e que incentivem, de fato, a inclusão na Sociedade do Conhecimento de um número cada vez maior de brasileiros.