Rodrigo Abreu: Telecomunicações são um enorme contribuidor para o desenvolvimento do Brasil
Ao assumir a presidência da Conexis Brasil Digital, a nova marca do SindiTelebrasil, executivo diz que sua missão é criar melhores condições para o desenvolvimento do setor.
Ao deixar o comando da entidade, Luiz Alexandre Garcia destaca o trabalho feito para o governo entender a essencialidade das Telecomunicações. O presidente da Oi, Rodrigo Abreu, é o novo presidente da Conexis Brasil Digital, a nova marca do SindiTelebrasil, anunciada nesta terça-feira, 29/09, durante o Painel Telebrasil 2020. O posto era ocupado há cinco anos pelo presidente da Algar Telecom, Luiz Alexandre Garcia. Ao assumir o cargo, Abreu disse que seu papel é fomentar ações das empresas para fazer o setor criar melhores condições de desenvolvimento para o Brasil.
“Telecomunicações são a infraestrutura do futuro. A digitalização aumenta a eficiência dos serviços públicos e privados, aumenta a competitividade das empresas e das pessoas e permeia todas as atividades produtivas do Brasil”, disse Rodrigo Abreu. O executivo elencou prioridades para a atuação do setor, como um monobloco: o leilão 5G; o uso efetivo dos fundos setoriais para a universalização do acesso para a população; e fazer a Lei das Antenas virar realidade efetiva nas operações das prestadoras de serviços. “Sabemos que muitos investimentos foram represados por não conseguirmos fazer a infraestrutura.”
Abreu também destacou um tema perene para o setor: a questão tributária. Segundo ele, é preciso que se enxerguem as Telecomunicações como serviço essencial e como pilar para a retomada econômica. “Temos um papel crítico e não podemos ser tributados de forma tão onerosa”, reforçou.
Ao passar a liderança da Conexis Brasil Digital para Rodrigo Abreu, Luiz Alexandre Garcia enfatizou o papel institucional da entidade. “É pela Conexis que interagimos com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e nos cabe mostrar o efetivo papel das Telecomunicações no desenvolvimento do Brasil”, pontuou.
Garcia também lembrou que, nos últimos cinco anos, o principal trabalho foi mostrar aos poderes da República a relevância das Telecomunicações, comprovada durante a pandemia da Covid-19. “Mostramos a nossa importância estratégica ao garantir a continuidade da comunicação pessoal e empresarial”, ressaltou.
O novo presidente, Rodrigo Abreu, destacou ainda que as lideranças das empresas – onde a competição é uma marca e só deve acirrar – têm sentado para ponderar o melhor caminho para o setor e para o Brasil. “Não é simples coordenar tantos interesses, mas estamos colocando sempre o setor à frente”, sublinhou. Ao finalizar, o executivo disse que a Conexis Brasil Digital tem um objetivo: fazer das Telecomunicações um enorme contribuidor para o desenvolvimento do País.
Acompanhe os debates do Painel Telebrasil 2020 no site www.paineltelebrasil.org.br