Telecomunicações 2015 – outubro de 2005

Este espaço se destina a divulgar o Projeto “TeleComunicações 2015” em toda a sua cronologia de acontecimentos.

A TELEBRASIL-Associação Brasileira de Telecomunicações e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal – SindiTelebrasil após licitação, através do apoio financeiro de suas filiadas, contrataram o consórcio Accenture/Guerreiro Teleconsult para a elaboração de um estudo que servisse de base para sensibilizar o governo e a sociedade em geral, sobre a necessidade ou não, de revisar e aperfeiçoar o atual modelo regulatório brasileiro, considerando os aspectos essenciais que alavancam as mudanças para o cenário futuro e que possam contribuir para o resgate das demandas da sociedade e assim, promover um profundo debate sobre o tema.

O projeto resultou num documento eletrônico totalizando cerca de 800 páginas e representando mais de seis meses de trabalho. O conteúdo completo do projeto produzido sob formato eletrônico pela Accenture/Guerreiro, foi gravado em CD-ROM e distribuído a todas as associadas da TELEBRASIL e do SindiTelebrasil, que apoiaram financeiramente sua realização, possui a seguinte estrutura:

• Tanto a Apresentação Executiva (Comunicação executiva), com 45 slides, quanto o Sumário Executivo (Comunicação executiva), texto com 18 páginas, possuem conteúdo equivalente e sintetizam a discussão em três capítulos: os desafios do atual modelo brasileiro, a relação existente entre inclusão digital/social, sociedade da informação, convergência e o desenvolvimento sócio-econômico das nações, e finalmente as contribuições trazidas pela TELEBRASIL e pelo SindiTelebrasil visando o aperfeiçoamento do modelo brasileiro.

• Para uma análise mais exaustiva, sugere-se a leitura dos nove capítulos que compõem o Relatório Fonte, com um total de 183 páginas. O conteúdo destes capítulos serviu de base para a elaboração da Apresentação Executiva e do Sumário Executivo. • Para um entendimento mais detalhado das atuais tendências do cenário internacional, recomenda-se a leitura da Análise Comparativa entre Países (Levantamento de países), que condensa as conclusões das análises e levantamentos realizados sobre os países da amostra previamente definida para o projeto (EUA, Índia, Reino Unido, Itália, Brasil, Espanha, Coréia do Sul, Austrália e Chile). Este documento está estruturado em cinco capítulos: introdução (caracterização da amostra), análise dos mercados de comunicações, análise das novas ofertas de serviços, respostas regulatórias e papel do Estado. Este documento da Análise Comparativa foi gerado a partir dos documentos de Levantamento de Países, um para cada país de amostra. No total, a análise internacional possui aproximadamente 800 páginas.

• Para uma visão das opiniões coletadas em pesquisas e entrevistas junto a representantes dos diversos segmentos de (Tele)Comunicações no Brasil, sugere-se a leitura do documento de Análise de entrevistas (Entrevistas), com 51 páginas

• Para um histórico da evolução da discussão, sugere-se a leitura das Apresentações Intermediárias (Apresentações Intermediárias). Elas iniciam com a apresentação de kick-off do projeto (mai/05), prosseguem com três apresentações para a diretoria e os 3 conselhos da TELEBRASIL (ago/05 e set/05) e finalizam com a apresentação realizada na ocasião da Futurecom 2005 (out/05).

Divulgação do Projeto

Cronologia FUTURECOM 2005 – (24/10/2005)

A TELEBRASIL- Associação Brasileira de Telecomunicações e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal – SindiTelebrasil durante a realização da Futurecom, em Florianópolis, efetuaram, no dia 24 de outubro de 2005, no Centro de Convenções Centro-Sul, o lançamento oficial das “Contribuições para o Aperfeiçoamento do Modelo das Comunicações 2015” . Tal lançamento contou com a presença maciça do alto comando das comunicações, autoridades e imprensa, sendo o documento entregue ao ministro das Comunicações, Hélio Costa; ao presidente da Anatel, Elifas Gurgel; e a parlamentares presentes.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (07/11/2005)

Em 7 de novembro, durante a 10ª reunião ordinária do Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Congresso Nacional, em Brasília – na sala nº 6 da ala Senador Nilo Coelho –, compareceu Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira, presidente da TELEBRASIL – Associação Brasileira de Telecomunicações para tratar do tema da “Convergência Tecnológica nos Meios de Comunicação”. Foram expositores na mesma reunião, presidida pelo conselheiro Arnaldo Niskier, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, sobre o tema da TV Digital; e o vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, Evandro do Carmo Guimarães, que compartilhou do tema exposto pelo presidente da TELEBRASIL.

Estiveram presentes, dentre outros, os diretores estatutários da TELEBRASIL, José Fernandes Pauletti, Aluizio Byrro, Fernando Mousinho; Jorge Jardim, do Conselho de Administração; e o superintendente executivo da TELEBRASIL e do SindiTelebrasil, Cesar Rômulo Silveira Neto.

Com uma tiragem de 5 mil exemplares, o documento foi distribuído às associadas da TELEBRASIL e do SindiTelebrasil, bem como, às entidades coirmãs, sindicatos afins, parlamentares, formadores de opinião, governadores, prefeitos e figuras representativas do Poder Executivo e do Governo, além de organizações do mundo acadêmico e de pesquisa.

Em reunião dos Conselhos de Administração, Consultivo e Fiscal – efetuada em 31 de março de 2006, no World Trade Center, em São Paulo -, a TELEBRASIL entregou em primeira mão aos conselheiros da casa a publicação em mídia impressa, (Tele)Comunicações 2015 – Contribuições para o Aperfeiçoamento do Modelo. Em suas 60 páginas, o estudo sob formato de revista, abre com uma mensagem subscrita por Ronaldo Iabrudi e Luiz Alberto Garcia, respectivamente, presidentes da TELEBRASIL e do SindiTelebrasil, entidades a serem creditadas pela realização do trabalho.

Devido ao excessivo tamanho do arquivo para um único download(56Mb), estamos colocando este material à disposição de nossas filiadas nas alternativas abaixo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo